Dicas de como cuidar de um recém nascido


O Bebê de 0 a 30 dias

Uma evolução sadia consiste em uma alimentação correta, sem substâncias que prejudiquem o equilíbrio da criança e permitam e/ou facilitem o aparecimento das doenças. Considerando tudo isto elaboramos as seguintes dicas:

· CALMA ao amamentar... Mantenha as mamas bem elevadas, sem a dobra debaixo do seio e comece sempre a amamentar pela mama em que o bebê mamou pela última vez, passando no “meio” da mamada para o outro seio, sem dar intervalo durante a troca de seios.

· TEMPO das mamadas... Basicamente de 5 a 20 minutos de cada lado, mas se por exemplo, o bebê mamar 10 minutos e dormir, a mamãe terá então uma base de cálculo para as futuras mamadas. Mas atenção: Mantenha o bebê inclinado ao mamar e nunca deitado.

· INTERVALOS entre as mamadas... Mínimo de 2 horas e máximo de 3 horas. Exceto das 23:00hs às 6:00hs da manhã, pois neste período, se o bebê estiver dormindo NÃO o acorde, afinal queremos que ele acostume-se a dormir a noite inteira, não é mesmo?

· Dê ÁGUA após 10 dias de vida... Preferencialmente mineral (sem gás é claro), senão ao menos fervida, seguindo os seguintes critérios: Se chorar antes da 2 horas do final da última mamada, dê água mineral ou chá de erva-doce ou camomila, adoçado com no máximo 1 colher de chá de açúcar mascavo.

· MAMÃE não pode sentir sede e nem fome!... Beba preferencialmente 2 litros de chá de hortelã por dia (bom pra a produção de leite), e pode comer de tudo, desde que não lhe faça mal.

· CALMA é fundamental... Mamãe, se sentir que o leite está diminuindo, aumente o seu consumo diário de chá de hortelã e use a água inglesa, que é um remédio do tempo da vovó, muito eficiente.

· TROCAR o dia pela noite é um problema.... Portanto, tome o cuidado de oferecer o seio como indicamos acima e não acorde o bebê para mamar durante a noite, mas durante o dia não deixe que seu bebê durma mais do que 3 horas seguidas.

· As ROUPAS do recém nascido devem ser confortáveis em todos os sentidos, inclusive no que se refere a temperatura, devendo-se usar o bom senso para que seu bebê não fique suando por excesso de roupas, ou roupas muito quentes.

· Ao MAMAR procure deixar o bebê bem à vontade e com poucas roupas sempre que o clima permitir.

· ADAPTAR-SE ao mundo é um processo lento... Por isto recomendamos que mantenha o bebê durante o dia em ambiente claro (luz normal) e se possível com uma música suave. Já à noite é essencial um quarto escuro e silencioso.

· O INTESTINO do bebê sempre causa preocupações nos pais... Principalmente quando nos parece meio preguiçoso. Considera-se normal que haja 1 evacuação de 1 hora após a mamada até 1 evacuação a cada 3 dias, desde que quando evacuar não haja muito esforço do bebê.

· Para CÓLICAS recomendamos FUNCHICOREA de 1 ML, dissolvido em 10 gramas de chá, 4 vezes ao dia, servido em uma colher de cafezinho. Para casos mais persistentes o SPASCUPREEL tem apresentado bons resultados, sendo 1 comprimido via oral a cada 8 horas.

· VITAMINAS de um modo geral estão presentes numa alimentação balanceada, mas havendo necessidade, e a critério do seu pediatra, podemos administrar AD-TIL – 2 gotas via oral, apenas 1 vez ao dia.

· O SOL é essencial para o crescimento do bebê, mas NUNCA por mais de 40 minutos e entre as 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

· EVITE aglomerações e não saia com o bebê de casa para passear antes dos 2 meses de vida, pois a resistência dele ainda é muito baixa, e LAVE AS MÃOS antes de pegar o bebê, pelo mesmo motivo.

· NÃO FUMAR, NÃO USAR DESINFETANTE, NÃO USAR INSETICIDA E NÃO VARRER, próximo do bebê é imprescindível. Se o ambiente estiver arejado, espere 30 minutos para trazer o bebê, mas se estiver fechado, espere ao menos 2 horas.

· NÃO USE PANINHOS OU FRALDAS no rosto para prevenir alergias.

· BANHO – A temperatura ideal é entre 37 e 39 graus (é suficientemente quente), e o banho deve ser dado quantas vezes for necessário durante o dia.

· NARIZ – O Rinosoro é indicado se o bebê estiver fungando, sendo que a dose de 1 conta gota em cada narina, geralmente é suficiente. Isto é necessário, pois a poeira, poluição, bichos de pelúcia, etc., armazenam ácaros e resíduos de insetos, que levam a uma sensibilidade maior, diminuindo a resistência das células, facilitando as infecções e as alergias.

· MANTENHA seu bebê a uma distância mínima de 3 metros de aparelhos elétricos, como TV’s, Microondas, etc..

· O UMBIGO deve ser limpo com álcool 70% após cada troca, passando-se uma gaze esterilizada em toda a volta, até 2 dias depois de cair.

· ASSADURAS na região da fralda, eventualmente podem aparecer, e se necessário use PASTA D’ÁGUA KAMILLEM após cada troca. Smile



Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...