Importância da vacinação em bebes e crianças



A vacinação é uma maneira simples e eficiente de prevenir a criança contra várias doenças, pois estimula o corpo do bebê a produzir anticorpos para combater certas infecções. É importante que os responsáveis pela criança não percam nenhuma dose ou reforço, nem esperem apenas o dia das campanhas, atrasando as datas marcadas na carteirinha, pois além do bebê ficar desprotegido, coloca-se em risco a
saúde de outras crianças na medida que as vacinas previnem contra doenças transmissíveis (que podem passar para outras pessoas). Mesmo que o bebê esteja gripado ou com outro problema de saúde, deve ser levado à UBS para avaliação.
Cartão de Vacinação: A família deverá receber uma caderneta onde será anotada a vacinação compatível com a idade da criança. É essencial o acompanhamento da caderneta de vacinação para verificar se o bebê está em dia com o calendário de imunização.
Reação à vacina: Após receberem as vacinas, a criança pode ter algumas reações que são esperadas como febre, cansaço, dor e vermelhidão local. Estas reações são geralmente transitórias, contudo, caso os sintomas persistam por mais de 02 dias ou se a criança apresentar choro persistente, convulsão ou algum sintoma não esperado (é importante perguntar ao profissional de saúde as reações esperadas para aquela vacina), deve-se procurar o serviço de saúde.
Importante: Os recém-nascidos de baixo peso, os prematuros e os desnutridos devem ser vacinados de acordo com a idade cronológica, no mesmo esquema recomendado para as outras crianças. Apenas a vacina BCG não pode ser dada se o recém-nascido tiver menos que 2000g (2 quilos).

Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...