Como sei que meu filho está mesmo com prisão de ventre?


Não existe regra no que diz respeito à frequência do cocô de um bebê. Você vai precisar observar e descobrir o que é normal para o seu bebê. Cada bebê tem seu ritmo. 

É importante saber que todo bebê tem de fazer força para defecar, mesmo que o cocô esteja pastoso ou líquido. Logo você vai reconhecer as caretas que seu filho faz quando está "aprontando" na fralda. Parece que ele está fazendo uma força enorme, desproporcional até. Isso é bem normal. 

Também é bom saber que, mais que o número de dias sem fazer cocô, o que importa é o aspecto das fezes (não devem ser duras e secas) e o desconforto do bebê. 

A constipação é rara em bebês novinhos, em especial nos que mamam no peito. O cocô do recém-nascido é pastoso ou quase líquido, amarelado e com pequenos grumos, que parecem gergelim. Se seu filho estiver fazendo cocô de bolinha, é provável que esteja com prisão de ventre. 

Veja uma incrível galeria de fotos que mostra direitinho como é o cocô do bebê. 

O mais comum é os bebês amamentados ao seio fazerem cocô várias vezes por dia nas primeiras semanas, mas depois disso podem passar a fazer só uma ou duas vezes na semana inteira. Isso é normal. 

Bebês que tomam fórmulas lácteas tendem a fazer cocô só uma vez por dia, com uma consistência mais firme, mas às vezes só fazem uma vez a cada três ou quatro dias. Isso não é considerado anormal, desde que o cocô não esteja duro demais, saindo em pedaços bem pequenos, e que o bebê esteja tranquilo, sem aparentar desconforto. 

É comum os bebês começarem a sofrer com prisão de ventre quando começam a comer outros alimentos. Os sintomas são: 

  • Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico
  • Abdome duro, estufado ao toque, com gases
  • Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô
  • Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado
  • Cocô duro, em bolinhas pequenas
  • Em alguns casos, um cocô quase líquido, frequente e em pequena quantidade, pode indicar prisão de ventre (porque só ele consegue passar pelas fezes ressecadas no intestino


Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...