Alimentação do seu filho


Ola meninas tudo bem? hoje vim trazer uma postagem bem bacana pra vcs, eu comprei uma revistinha para mães e tinha uma matéria bem bacana sobre alimentação dos nossos filhos, então resolvi compartilhar com vcs essa matéria. Espero que  gostem. 

Porque devo esperar que o meu bebé tenha entre quatro e seis meses de idade para que possa alimentá-lo com sólidos?
● O seu bebé obtém todos os nutrientes que necessita para o desenvolvimento a partir do leite materno ou através de leite especial fortificado com ferro para bebés até aos primeiros quatro/seis meses de vida.
● O risco do bebé ter uma reacção alérgica aos alimentos é menor a partir dessa idade, sendo preferível esperar até então para introduzir sólidos, especialmente se existe um historial de alergias na família.
● O seu bebé não está preparado para digerir outros alimentos além do leite materno ou leite para bebés fortificado até aos quatro/seis meses.
● O sono do bebé perde qualidade com o acréscimo de alimentos sólidos antes dessa idade.
● O risco do seu bebé sufocar com alimentos sólidos é maior nos quatro/seis meses de vida.

Como tomo a decisão que o meu bebé está pronto para começar a ingerir alimentos sólidos?

O seu bebé poderá estar preparado se:
● O bebé mantém a cabeça firme quando está sentado
● O bebé por vezes abre a boca quando vê comida
● O bebé mostra interesse na comida quando outros comerem
● O bebé consegue engolir comida para bebé colocada na língua
A hora de comer é uma altura muito importante para o seu bebé. Coloque o bebé numa posição confortável e certifique-se que está bem sentado. Escolha uma altura em que o bebé não esteja demasiado cansado ou com demasiada fome para iniciar-se nos alimentos sólidos. é provável que o bebé esteja mais predisposto a experimentar novos alimentos logo após uma curta sesta.
Recomendações importantes sobre a iniciação aos alimentos sólidos:
● O melhor alimento para iniciar o seu bebé nos sólidos é um cereal para bebés fortificado em ferro de grão único (geralmente arroz). O arroz é facilmente digerido e é pouco provável que possa causar algum tipo de alergia.
● Misture 1 - 2 colheres de chá de cereal seco com leite materno ou leite próprio para bebés para diluir e facilitar a ingestão.
● Utilize uma colher pequena de cabo longo para servir o cereal.
● Comece devagar. Coloque uma pequena quantidade de cereal diluído no meio da língua do bebé. Não use um biberão. Os bebés precisam de sentir a textura dos novos alimentos sólidos.
● Lembre-se que qualquer novo alimento é uma sensação diferente para o seu bebé. Os bebés podem demonstrar desagrado e expelir os alimentos a boca quando os experimenta pela primeira vez. Só ao fim de 10 ou 15 tentativas é que o bebé pode começar a mostrar vontade pelos novos alimentos. é normal e não deve ficar desencorajada.
● Aumente gradualmente a consistência do cereal. Aumente aos poucos para 4-6 colheres de cereal duas vezes por dia.
● Assegure-se que o bebé está bem sentado para comer.
● Posicione o bebé para que ele possa ver a pessoa que o alimenta. Horas de refeição são excelentes oportunidades para o bebé e os pais sorrirem, rirem, comunicarem e aproveitarem o facto de estarem juntos.

Quando devo introduzir outros tipos de alimentos?
● Assim que o bebé tenha dominado os cereais, introduza vegetais e frutas.
● Introduza um novo tipo de alimentos de 4 em 4 dias de modo a permitir o sistema do bebé adaptar-se e verificar possíveis reacções invulgares.
● Comece com uma a duas colheres de legumes em puré, como abóbora, ervilhas, cenouras ou batata doce. Estes alimentos não contêm trigo, leite, ovo ou cítricos aos quais alguns bebés podem ser sensíveis. Aumente gradualmente a quantidade de legumes ou fruta para entre quatro a oito colheres por dia, dependendo do apetite do bebé. Por volta dos sete meses, o seu bebé deve conseguir comer duas refeições de cereais, fruta e vegetais por dia, em conjunto com amamentação ou leite fortificado.
● Os sumos ainda não são necessários. Espere até que o seu bebé consiga usar uma taça para beber sumos.
● Sinais de possíveis problemas com a introdução de novos alimentos incluem: alergia de pele, diarreia ou vómitos. Pare imediatamente de dar o novo alimento e comunique ao seu pediatra a reacção do bebé.
Dica: Mantenha um diário actualizado dos novos alimentos introduzidos e as reacções verificadas.

Cronograma de Alimentação
As seguintes orientações indicam a preparação do bebé para a introdução de vários alimentos sólidos. Consulte o seu pediatra para conselhos específicos de alimentação saudável para o bebé.

MESES
PODE COMEÇAR COM...
4 - 6
Cereais fortificados em ferro; fruta e legumes em puré
6 - 9
Carne e aves em papa; mistura de legumes e frutas; preparados alimentares para bebés; iogurte; gemas de ovo
9 - 12
Alimentos variados finamente picados; combinações suaves de queijo, esparguete e leguminosas
12 - 18
Alimentos para criança; alimentos familiares; alimentos ricos em fibras; leite de vaca

Os pediatras recomendam que o leite materno ou leite fortificado seja ministrado ao bebé até um ano de idade. A amamentação pode continuar até que a mãe e o bebé o desejem. O leite de vaca pode substituir o leite fortificado para bebé entre os 12 e os 24 meses de vida.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Adorei o post, tenho uma bebê de 1 aninho e essas informações sempre ajudam!

    http://taisoliveirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O sustegen tem que dá só 3 vezes ao dia meu filho tem 3 anos mais ele toma mais de 3 mamadeira

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...