Receita Básica Para a Papinha do Seu Filho




Uma receita básica para você nunca errar na hora de escolher os ingredientes das primeiras sopinhas de seu filho.IngredientesA - 100 gramas de carne de vaca, de frango ou fígado em pedaços pequenos; e ervilha, lentilha ou grão de bico - estes são os alimentos construtores, fontes de proteína: importantes para a manutenção, crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecidos;
B - Arroz, batata, mandioquinha, cará, batata doce - são os alimentos
energéticos, fontes de carboidrato: responsáveis pela energia do seu bebê;
C - Agrião, alface, almeirão, abóbora, brócolos, beterraba, cenoura, espinafre, couve, escarola, repolho, chuchu, abobrinha, vagem, couve-flor, mostarda, repolho - são os alimentos reguladores, fontes de vitaminas e minerais, responsáveis pela regulação de enzimas e funções bem específicas do organismo.
Modo de fazerLeve ao fogo meio litro de água com um dos ingredientes de cada uma das
listas (A, B e C) e os seguintes temperos: tomate, cebola, salsa e um pouco de sal. Cozinhe em fervura branda, até tudo ficar bem mole. Passe tudo por uma peneira - não use liqüidificador, pois poderá prejudicar o processo de mastigação do seu filho!
Na alimentação do seu filho, todos os grupos devem ser incluídos, por isso, o ideal é fazer uma sopinha completa, que ofereça todos os grupos de alimentos de uma só vez!
Dicas- Introduza a primeira sopa no horário entre 11 e 12 horas e mantenha esta rotina. Inicie com uma colher de sopa no primeiro dia e vá aumentado gradativamente. Quando o bebê estiver aceitando bem, ofereça a quantidade que ele desejar e em seguida uma fruta fresca como sobremesa (banana, 

mamão, abacate, pêra ou maça), na consistência que o bebê aceitar melhor (evolua).
- Vá testando um alimento de cada vez, em forma de papa (no caso das frutas, introduza primeiro em forma de suco e só depois passe para a papa).
- Conforme a criança for aceitando bem cada um dos alimentos, varie e aumente o número de ingredientes, podendo utilizar na mesma papinha um ou mais grupos de alimentos.
- A melhor maneira de preparar uma papinha balanceada é utilizar 1 verdura (regulador + fibras), 1 legume (regulador), 1 carne ou 1 leguminosa (proteína) e 1 energético (carboidrato).
- O ovo deve ser introduzido 15 dias após a papa de hortaliças, misturado nela, sendo que se deve iniciar apenas com uma colher de chá de gema de ovo cozido, até o bebê conseguir aceitar a gema inteira. Neste período, complemente a refeição com leite, pois nesta fase a sopa ainda é insuficiente para a alimentação do seu filho e o leite ainda é fundamental. Vale ressaltar a importância de estar introduzindo um alimento por vez e observar a aceitação e possíveis manifestações alérgicas isoladamente.
- Ao oferecer uma papa salgada, não dê a mamada em seguida, pois existe um comprometimento na absorção do ferro (da carne) quando ingerido junto com o cálcio (do leite).

Espero que tenham gostado meninas, eu fiz essa sopa pro Arthur r ele amou. Beijocasss
 

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. amei as dicas minha baby estar nesse processo
    tem vezes que ela só come três colheradas rs
    mais tem dias que come tudo
    me ajudou muito essas dicas
    linda noite
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. oi vim através da AGENDA DOS BLOGS muito legal essa dica ,vou ser vovó em março e já indiquei seu cantinho para minha nora.Deixo tb um convite para vc e seus leitores,meu grupo para blogueiros venha fazer parte,todos são bem vindos. www.fuxikitosecia.com.br e meu grupo: https://www.facebook.com/groups/amigosseguemamigos/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...