É possível saber o sexo do bebê pelo formato da barriga?

Conheça os métodos confiáveis para descobrir se o enxoval será rosa ou azul

como saber se estou esperando menino ou menina?
                       ( Google Imagens)
Antigamente, a sabedoria popular dizia que barriga da mulher que esperava um menino seria mais pontuda, enquanto a da futura mãe de uma menina seria mais arredondada. Bom na gravidez do Arthur devo confessar que não acreditava muito nisso, mas o formato da minha barriga era pontuda e realmente estava gravida de um menino. É provável que a teoria tenha se baseado no fato de que os bebês do sexo masculino tendem a ser maiores, o que deixaria o abdômen da mãe mais proeminente. Hoje, entretanto, o pais podem contar com a ajuda da ciência para acabar com a dúvida – e descobrir o sexo do bebê cada vez mais cedo.

Os exames mais comuns são o da sexagem fetal e o tradicional ultrassom, mas é possível saber se o enxoval será rosa ou azul até mesmo por um teste de urina. Veja como eles funcionam a seguir.

Sexagem fetal

Nesse exame, é coletada uma amostra de sangue materno. “Por meio de uma análise de DNA, detecta-se a presença do cromossomo Y (do sexo masculino). Se ele for encontrado, obviamente, a grávida está esperando um menino”, afirma o obstetra Roberto Cardoso, do Femme, laboratório especializado em mulheres, de São Paulo. O teste pode ser feito a partir da 8ª semana e a chance de acerto é de 99%. Nas gestações gemelares, entretanto, não há como saber o sexo dos bebês com tanta exatidão. “Se houver o cromossomo Y, um deles é menino. O outro, porém, não há como ter certeza, exceto se forem univitelinos (dividem a mesma placenta e têm o mesmo código genético)”, diz Cardoso. E se você está no grupo das ansiosas, prepare-se: o teste da sexagem fetal custa caro (em média R$ 400) e, em geral, não é coberto pelos planos de saúde.
Ultrassom: um clássico

Já no ultrassom, a análise é visual. Por volta da 12ª semana, o médico já consegue ver o chamado broto genital, que vai dar origem ao órgão sexual. Ele é parecido nos dois sexos, nessa fase, por isso, o percentual de acerto é de 80%. “Ainda não é hora de escolher o nome ou comprar o enxoval”, brinca o obstetra. Mas entre a 16ª e a 18ª semanas, de acordo com o especialista, é possível saber o sexo da criança em 99% dos casos. Alguns fatores podem interferir no exame, como o fato do bebê estar de pernas fechadas. Nesse caso, uma dica é comer algo doce minutos antes da consulta: o açúcar vai dar energia e fazer com que ele se movimente. “Pouco líquido amniótico e excesso de gordura da mãe também prejudicam a realização do ultrassom e, consequentemente, da análise do órgão sexual”, explica.
Outros testes

Uma terceira opção é fazer um exame de urina, que pode ser comprado na farmácia. É um pouco mais barato que o exame de sangue (aproximadamente R$ 200), mas tem algumas desvantagens: a chance de acerto é de 90% e só pode ser feito a partir da 10ª semana. Por último, existem alguns exames genéticos, como a amniocentese e a biópsia do vilo corial, que também são capazes de detectar o sexo do bebê ainda no primeiro trimestre da gestação. Mas, por serem invasivos e arriscados, são realizados apenas para checar o risco de certas síndromes.

Existem alguns pais, entretanto, que preferem aguardar até o dia do parto. Caso esteja entre eles, melhor avisar o seu obstetra e o médico que realizar o exame (se não for o mesmo) desde o início para não estragarem a surpresa. Pois, independentemente da vontade da família, o especialista precisa saber se está tudo bem com o aparelho reprodutor da criança. “E se houver uma doença familiar que acometa preferencialmente um dos sexos (hemofilia e daltonismo, por exemplo), descobrir o sexo do bebê é fundamental”
Um beijo e fiquem com o Papai do céu
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Essa é a única curiosidade que eu nunca tive, e ao mesmo tempo sempre tive a certeza que seriam meninos, não sei o porque.

    E realmente estava certa, foram meninos nas duas vezes ... Quanto a decoração e roupinhas sempre comprei neutras ... só comprei e decorei mesmo depois que nasceram, mesmo porque achei que seria bacana ver como é a personalidade do bebe pra fazer a decoração ...

    Mas é bom pra quem tem curiosidade de saber o sexo antecipadamente ... eu queria uma surpresa e as tive ...

    Bjos
    Deixo aqui uma porção de carinhos,
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também queria um menino acho que por isso que todo mundo falava que minha barriga era pontuda

      Excluir
  2. Aproveitando a visita,

    Passei aqui pra te convidar para participar de um sorteio (http://www.massovita.com/2014/04/concurso-cultural-avora-cosmeticos.html) é um kit maravilhos da Avora Cosméticos, vem conferir, se gostar, participa!!!

    Bjos
    My

    ResponderExcluir
  3. a minha barriga tbm estava pontada quando eu estava gravida... só que hj em dia tenho bem pokinhaa e tbm é pontuda ... só vou conseguir tirar a duvida quando eu engravidar de menina rsrsr...

    grande bjuus amei o seu post.

    http://lucienydias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha tbm ficou pontuda, mas quando eu tiver uma menina vou saber se realmente isso tem haver, beijoss obrigada pela visita

      Excluir
  4. Tenho uma amiga que está grávida e ela acabou de descobrir que é um menino. A mocinha deu sorte porque na primeira tentativa o bebê já mostrou o que era... hahahaha
    Beijinhos
    :)

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...