Ingerir líquido durante as refeições faz mal?

Bebidas, principalmente as açucaradas, tiram o apetite da criança. Entenda

                      (Google Imagens)
Toalha, pratos, talheres, guardanapo... O que você põe sobre a mesa durante as refeições? Se a sua lista inclui caixas de suco ou garrafas de refrigerante, é necessário rever esse hábito. Beber durante o almoço ou o jantar é prejudicial para as crianças (e para a família inteira).
Para entender por que ingerir líquidos nesse momento do dia é ruim, basta pensar nos mecanismos que despertam a fome no organismo. A primeira possibilidade ocorre quando o nível de açúcar no sangue (glicemia) cai – isso já dispara o alarme e seu filho sente vontade de comer.  Se o estômago estiver vazio, também virá o aumento de apetite. Depois de ouvir a BARRIGA roncar, a criança se alimenta, o nível glicêmico sobe e o estômago dela se distende: pronto, aí ela diz: “estou satisfeita!”. Mas e caso, logo no começo do almoço, você sirva um copo de suco? “A bebida vai ocupar o lugar do alimento no estômago e elevar o nível de açúcar, trazendo a sensação de saciedade”, explica Neuma Kormann, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Consequentemente, a criança não terá vontade de se alimentar.
Os nutricionistas do Public Health England, agência do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, alertaram para o perigo da ingestão de líquidos durante a refeição. A preocupação deles se refere ao aumento dos índices de OBESIDADE infantil: as crianças ingerem bebidas açucaradas muito calóricas e sem valor nutricional significativo, deixando de lado os alimentos que teriam importância. Esse exagero no consumo ainda eleva o risco de diabetes tipo 2 e de problemas cardíacos, futuramente.“O refrigerante, por ser gaseificado, expande ainda mais o estômago e traz sensação de saciedade maior”, explica Cid Pinheiro, pediatra e chefe dos pronto-socorros infantis dos Hospitais São Luiz Anália Franco e Morumbi (SP). 
Por isso, mude os hábitos da sua família e explique às crianças que o ideal é beber só após a refeição. Prefira a água, que não tem calorias, ou sucos naturais – os ácidos, como de laranja, podem ajudar na absorção do ferro. Já o leite, por ter cálcio, dificulta o aproveitamento desse nutriente. É claro que ele é importante, mas ofereça-o de 2 a 3 horas antes da refeição. Achocolatados, por exemplo, têm GORDURA e demoram mais tempo para serem digeridos, diminuindo a sensação de fome.

Apesar de contraindicados durante as refeições, os líquidos são essenciais para o seu filho. Crianças se desidratam facilmente, por isso, ofereça bebidas nos intervalos das refeições. Assim, ele não se sentirá tanta sede ao almoçar e jantar. Mas claro: é importante que você dê o exemplo e também fique longe dos líquidos durante as refeições. É uma questão de mudança de hábito que só trará bons frutos!
 Beijocasss e fique com Deus
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Olá vim da Agenda dos blogs, Passando para te visitar e para te convidar a visitar e fazer parte de meu novo blog, uma semana abençoada! http://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  2. Olá vim da Agenda dos blogs, Passando para te visitar e para te convidar a visitar e fazer parte de meu blog, uma ótima semana! http://meninacharmosaj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vim da agenda dos blogs;
    passsei aqui para fazer parte do seu site,
    e te convidar para participar do meu .Deixo aqui meu link:
    http://cultivecurtenatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...