Posso dar mel para meu bebe?

O que pode acontecer se um bebê recém-nascido ingerir mel?

                           (Google Imagens)

As crianças não devem ingerir mel antes do primeiro ano de VIDA. O alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel. O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade.

Segundo o pediatra Moisés Chencinski, de São Paulo, isso acontece porque o sistema gastrintestinal da criança ainda não está totalmente desenvolvido. Já a garotada mais velha, assim como os adultos, elimina o bacilo Clostridium botulinium, o responsável pelo problema, sem dificuldade. Por isso, não corre o risco de sofrer intoxicação.

Quem já deu mel ao filho não precisa se desesperar. "O período de incubação da bactéria varia entre 12 e 36 HORAS - até, no máximo, alguns dias", explica o pediatra. Depois do vencimento desse prazo, a criança não está mais sujeita aos perigos do botulismo. Se a ingestão tiver sido recente, os pais devem ficar atentos a sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza e dificuldade para engolir. Em caso de dúvida, o ideal é procurar um médico.

Comentários
1 Comentários

1 comentários :

  1. amiga sempre soube que fazia mal
    mais não sabia da bactéria e o período de incubação
    muito importante.

    Linda Tarde!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...