Gravidez na adolescência!!

Mesmo a fertilidade levando a gravidez precoce, ainda há uma série de fatores que influenciam, tanto sociais e pessoais. Mundialmente, as taxas de gravidez na adolescência varia entre 143 para 1000 na África sub-saariana, a 2,9 para 1000 na Coréia do Sul.
Grávidas na adolescência enfrentam muitas das mesmas questões obstetrícia que as das mulheres entre os 20 e 30 anos. Com isso, abre-se a problemática da maternidade monoparental que apresenta particular incidência na gravidez adolescente.
É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba apoio da família e do seu contexto social, tenha auxílio e acompanhamento psicológico e obstetra adequados à situação.
A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Entretanto, o seu organismo já está preparado para prosseguir com a gestação, já que, a partir do momento da menstruação, a maturidade sexual já está estabelecida.
Outra polêmica, é o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências. Este é apenas um dos motivos que faz crescer consideravelmente a cada ano o número de pais e mães jovens e solteiros.
Alguns especialistas afirmam que quando a escola promove explicações e ações de formação sobre educação sexual, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Fiz um trabalho na faculdade sobre esse tema, infelizmente a cada dia apesar de haver tantas informações acessíveis mais e mais meninas perdem a infância e adolescencia.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. É triste ter uma adolescência interrompida
    por falta de explicações e orientações
    e isso pode acarretar, muitos problemas
    além da gravidez

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que meninas tão jovens tenham filhos tão cedo, sem o minimo preparo emocional e as vezes financeiro tbm
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente hoje em dia ainda tem muitos casos, isso deveria ser mais bem trabalhado na sociedade!!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre um problema esse tema né bjo

    ResponderExcluir
  6. Sempre um problema falar desse tema né bjo

    ResponderExcluir
  7. Um tema delicado ainda mais pra essas adolescentes, hoje em dia acho que são mais descuido mesmo, que também não é justificativa, que alem disso pode pegar uma doença, temos sim bastante informações ainda mais nas escolas até nucleo de sexualidade pra jovens, mais cabe a cada um ter o senso de responsabilidade
    bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...