Como aumentar a produção do leite materno.

Todas as mamães que amamentam querem saber: como posso aumentar a minha produção de leite? A verdade é que o grande segredo para aumentar a produção de leite está em nós mesmas!  O mecanismo de produção de leite em nosso corpo funciona de forma complexa e depende praticamente de mecanismos hormonais. De forma simplificada, significa que quanto mais o bebê sugar, mais irá produzir. Quanto mais conseguirmos além disso, ou seja, retirar mais leite através da ordenha de leite manual ou com bomba, mais iremos produzir também! Isso porque o seu corpo entende que precisa produzir mais, pois a demanda está maior. Sim, o nosso corpo funciona como um mecanismo de oferta (quanto leite produzo) e procura (quanto o bebê está mamando)!~
Será que eu tenho leite o suficiente?
Essa é uma dúvida comum para muitas das novas mamães. Vários fatores podem causar uma baixa oferta de leite durante a amamentação. Entre eles, está o fato de esperar muito tempo para começar a amamentar, não amamentar com bastante frequência e ainda o uso de certos medicamentos. Vou deixar aqui e baixo algumas receitas que ajuda na produção do leite materno.
1. Leite de Castanha-do-Pará
Ingredientes:
1 xícara cheia de castanhas-do-pará frescas
1 litro água fervendo
2 colheres (sopa) de aveia
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) sal

Modo Preparo:
Deixe a aveia na água fervendo por uns 2 a 3 minutos.
Desligue o fogo e bata no liquidificador com as castanhas.
Coe num coador fino, tempere com o mel e o sal.

2. Leite de Amêndoas
3. Leite de Avelãs
4. Leite de Pecãs

Modo Preparo: Siga as mesmas orientações dadas para realizar o preparo do leite da castanha-do-pará. Substituindo o primeiro ingrediente em cada caso.

5. Chá Estimulante
Ingredientes:
1 colher (sopa) de funcho
1 colher (sopa) de tília
1 colher (sopa) de poejo
3 xícaras água fervendo

Modo Preparo:
Numa vasilha de louça, despeje a água fervendo nas ervas, tampe e deixe até ficar morno.
Tome antes de cada refeição.

6. Suco Estimulante
Ingredientes:
3 folhas de couve
2 colheres (sopa) de agrião (aproximadamente 3 a 4 raminhos)
2 cenouras

Modo Preparo:
Passe pela centrífuga (caso você não possua centrífuga opte por bater no liquidificador com pouca água).
Beba pela manhã (de preferência em jejum) e ao se deitar.

E agora vai mais algumas dicas de alimento que vai ajudar também no aumento da produção do leite.

Iogurte

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Esse alimento nada mais é do que um leite fermentado que pode ser misturado com polpas de frutas e aromatizantes diversos. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição. Isso sem contar nas boas porções de vitaminas B e D e proteínas. Tente consumir de dois a três potes de iogurte por dia para manter o aleitamento saudável para o bebê.

Legumes

Boa fonte de proteína não animal, os legumes diversos são fundamentais para estimular a produção de leite materno. Uma dieta balanceada em legumes ajuda a produzir vitaminas fundamentais para a vida saudável do bebê. Entre os principais legumes, está o tomate, um fruto rico em nutrientes e vitaminas. A vitamina A, também muito presente na cenoura, contribui para a melhora da imunidade em nosso organismo. Já a vitamina C, também concentrada em vegetais, como o brócolis e a couve-flor, estimula a absorção do ferro em nosso organismo, mantendo as células ao mesmo tempo firmes e unidas.

Arroz integral

Uma alternativa para manter seus níveis de energia altos durante o aleitamento materno é a ingestão constante de arroz integral. Rico em fibras, o arroz marrom fornece os carboidratos necessários para aumentar a produção de leite e dar mais energia para o bebê. Outros benefícios do arroz integral é o controle do diabetes, melhor funcionamento do sistema digestivo e redução da gordura abdominal, uma preocupação constante das novas mamães. Tudo isso só é possível graças ao alto teor de fibras, minerais e complexo de vitaminas B do arroz integral.

Ovos

Ovos são um dos alimentos mais nutritivos que existem graças à combinação de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais presentes neles. As proteínas presentes no ovo ajudam a incrementar a produção de leite materno, assim como os complexos vitamínicos. Entre elas, estão as vitaminas A, E e K, fundamentais para a prevenção de doenças. Além da boa concentração de vitamina D, responsável, entre outras coisas, pelo fortalecimento dos ossos. Opte por ovos cozidos ou mexidos, de preferência feitos sem óleo. Se quiser, adicione uma colher (chá) de azeite de oliva, que aumenta o chamado colesterol bom.

Folhas verdes

Uma dieta rica em folhas verdes faz com que o leite materno ganhe preciosas vitaminas para o bebê. A couve, por exemplo, é rica em vitaminas A, C e K, sem contar nos agentes antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Os quatro tipos de folhas verdes disponíveis em qualquer época do ano são alface, agrião, brócolis e couve. Outro alimento importante nessa categoria é o espinafre, que possui altas concentrações de ferro e cálcio, além de ser responsável pela constituição de nossos músculos.

Cereais integrais

Especialmente durante o período de amamentação, vale a pena investir no consumo de cereais integrais. Trata-se de uma fonte de energia constante que de quebra contribui para manter o peso, evitar o excesso de colesterol e prevenir doenças, como câncer e diabetes. Para o bebê, os cereais são boas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais, como magnésio, zinco e fósforo, que atuam no sistema imunológico, na prevenção de doenças e no fortalecimento do esqueleto. Os cereais podem ser consumidos durante todo o dia e podem ser encontrados sob a forma de aveia, trigo e centeio.

Laranja

A laranja é um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Para efeito de comparação, uma laranja já fornece 100% da vitamina C necessária em nosso organismo por dia. Além disso, essa fruta apresenta nutrientes como cálcio, ferro e potássio, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A abundância de vitaminas faz com que a produção de leite materno seja estimulada consideravelmente. A laranja atua na prevenção de infecções diversas e faz com que a pele, os dentes e os ossos do bebê se desenvolvam de forma saudável.

Água

Durante o período de aleitamento materno, é comum que a mulher sofra de falta de energia e desidratação. Isso porque os hormônios que produzem o leite materno provocam perda de líquido. Por isso, é importante consumir muita água. O aconselhável para mulheres em fase de aleitamento é cerca de dois e meio a três litros por dia. Uma dica é tomar um copo de água na hora de amamentar. O consumo de outros líquidos, como café e álcool, são desaconselháveis durante esse período, pois as substâncias contidas nessas bebidas passam para o leite. No entanto, é possível tomar uma xícara de café por dia sem causar problemas para a criança.
Esses são alguns,  então abuse desses alimentos se você  quer aumentar o seu leite, o seu bebe vai agradecer. Beijoss e até o próximo post.
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...