Inalação com soro funciona mesmo?

Sim. A inalação com soro fisiológico auxilia na hidratação da via aérea e pode ser útil em alguns casos de tosse e obstrução nasal. É importante que o nebulizador seja higienizado corretamente e que a solução de soro fisiológico esteja estéril ou adequadamente conservada. As soluções de soro fisiológico, após abertas, devem ser conservadas em ambiente refrigerado e utilizadas em poucos dias, devendo ser preferidas as apresentações comercializadas em pequenos volumes e descartáveis. Em algumas situações, quando o objetivo é de fluidificar a mucosa da via aérea superior ou de melhorar sintomas nasais, a lavagem do nariz com soro fisiológico pode apresentar melhores resultados e ser de mais prática execução.

               Google Imagens

 Posso utilizar descongestionante nasal tópico (aplicado no nariz) quando o nariz do meu filho estiver entupido?

Os descongestionantes nasais tópicos apresentam diversos efeitos adversos e devem ser utilizados com cuidado em crianças e somente quando prescritos por médicos. Seu uso frequente pode lesar a mucosa nasal, causar sangramentos e induzir um tipo de rinite, denominada rinite medicamentosa. De modo geral, os descongestionantes nasais não são recomendados para crianças menores de dois anos de idade pelo risco de reações adversas graves. São preferíveis produtos com menor risco, que não agridam a mucosa do nariz como o soro fisiológico para lavagem nasal e melhora dos sintomas.
A baixa umidade relativa do ar é danosa à mucosa do nariz. Nos dias muito secos, a mucosa do nosso nariz fica ressecada e a secreção nasal torna-se mais espessa e difícil de ser removida. Essa condição climática pode intensificar e desencadear sintomas (como tosse, obstrução nasal e pigarro) em pessoas predispostas, particularmente nas crianças. Beber bastante líquido é fundamental. A utilização de nebulizadores, umidificadores e recipientes com água ou panos úmidos nos cômodos melhora a umidade do ar e é recomendada nestes dias, principalmente durante a noite. Nesses casos, a umidificação da mucosa nasal por meio da lavagem com soro fisiológico reduz lesões da mucosa nasal e a formação de crostas, além de fluidificar secreções
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...