Meu bebê não quer mamar no peito. O que faço?

Os problemas mais comuns na amamentação incluem o bico do seio rachado, o leite empedrado e as mamas inchadas e duras, que geralmente surgem nos primeiros dias após o parto ou após muito tempo a amamentar o bebê.
Normalmente, estes problemas da amamentação causam dor e desconforto para a mãe, porém, existem técnicas simples, como o bebê fazer uma boa pega na mama ou a mulher ter alguns cuidados com os seios, por exemplo, que ajudam a evitar estas situações e que podem ser facilmente resolvidos com ajuda de uma enfermeira.
Veja como solucionar cada um dos seguintes problema

. Bico do seio rachado e dolorido

Quando o bico do seio fica rachado, a mulher tem uma greta e, pode apresentar dor e sangue na mama. Este problema surge devido à posição errada do bebê a mamar ou ao ressecamento do mamilo e normalmente é comum nas primeiras semanas após o parto.
Tirar e espalhar gota de leite
Prega correta
Como solucionar: Este problema mamário comum da amamentação pode ser resolvido caso a mulher tire e espalhe uma gota de leite no mamilo após cada mamada. Se a dor for muito forte, a mãe deve retirar o leite manualmente ou com bomba e, dar ao bebê com copo ou colher até que o mamilo melhore ou cicatrize totalmente.
Existem ainda os bicos de amamentação que reduzem a dor provocada pela sucção do bebê ou ainda pomadas com lanolina na constituição que ajudam a cicatrizar o mamilo. Além disso, ajudar o bebê fazer uma pega correta enquanto amamenta é fundamental. Conheça a posição em: Posição correta para a amamentação.

2. Leite empedrado

O leite empedrado, ocorre quando o leite materno não sai, pois o ducto da mama está entupido e, a mulher sente um nódulo na mama, como se fosse um caroço, tendo a pele avermelhada nesse local e muita dor.
Como solucionar 6 problemas comuns da amamentação
Como solucionar: É importante a mãe usar roupa larga e um sutiã que apoie bem os seios sem comprimir a mama para evitar que os dutos entupam. Além disso, deve-se fazer uma massagem nos seio para retirar o leite e evitar a mastite. Veja como massagear os seio empedrados.

3. Inchaço e endurecimento da mama

Ao inchaço e endurecimento da mama, chama-se ingurgitamento mamário e ocorre quando existe uma produção elevada de leite, podendo surgir por volta do 2º dia após o parto. Nestes casos, a mulher tem febre e a mama fica avermelhada, a pele brilhante e esticada e o seio fica tão duro e inchado que amamentar torna-se muito doloroso.
Como solucionar 6 problemas comuns da amamentação

Dicas para evitar os problemas comuns da amamentação

Para evitar alguns problemas comuns da amamentação, como o ingurgitamento mamário, a mastite e a fissura do mamilo, é fundamental ter diariamente alguns cuidados com a mama, como:
  • Lavar os mamilos apenas 1 vez ao dia com água morna, evitando usar sabão;
  • Deixar o bebê largar a mama espontaneamente ou, se necessário, colocar um dedo suavemente na boca do bebê de modo a interromper a sucção e, nunca puxando a boca do bebê do seio;
  • Aplicar uma gota de leite no mamilo e aréola, após cada mamada e após o banho, pois facilita a cicatrização;
  • Expor os mamilos ao ar, sempre que possível, no intervalo das mamadas;
  • Evitar que os mamilos fiquem úmidos, devendo-se optar pelo uso de protetores de mamilo de silicone.
FONTE: Tua saúde
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...