Dicas para aiudar a o bico da mama a cicatrizar, depois das mamadas. - De Mãe pra Mamães

Dicas para aiudar a o bico da mama a cicatrizar, depois das mamadas.

Publicado em 28 dezembro 2020

 As rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido a pega incorreta do bebê na mama. Pode-se desconfiar que o bebê está pegando a mama de forma incorreta quando ao parar de mamar, o bico do peito estiver amassado. Se estiver amassado, é muito provável que a pega esteja incorreta e que no dia seguinte surjam as gretas e o sangramento

Se o bebê estiver com candidíase na boca, o que é muito comum, o fungo cândida albicans pode passar para o mamilo da mãe pode ficar com candidíase na mama e nesse caso a dor no mamilo se torna ainda maior em forma de fisgada ou ardência profunda nos primeiros minutos da amamentação, e permanece até depois do bebê terminar de mamar. Mas essa dor surge novamente ou se torna pior sempre que o bebê mama, se tornando muito desconfortável para a mulher.



     Dicas de receitas caseiras 

Compressa de barbatimão

O barbatimão é um cicatrizante, anti-inflamatório e antibacteriano, que reduz o inchaço da área afetada e ajuda a fechar as fissuras que surgem durante a amamentação. Ainda possui efeito anestésico, porque pode aliviar a dor e ardência minutos antes do início do aleitamento. 

Ingredientes:

  • 20 g da casca ou de folhas de Barbatimão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: 

Em 1 litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou folhas e deixar ferver em conjunto por 10 minutos. Após deixar mornar, aplicar em algodão ou gaze umedecidos e deixar sobre os seios aproximadamente por 10 minutos

5 remédio caseiro para rachaduras no mamilo

Os remédios caseiros como as compressas de calêndula e barbatimão e óleos como o de copaíba e o extra virgem, por exemplo, são ótimas opções para tratar de forma natural as fissuras e rachaduras nos mamilos, que podem surgir durante o período de amamentação. 

Os efeitos cicatrizantes, analgésicos, anti-inflamatórios e anti sépticos, destas plantas proporcionam alívio da dor, ardência, diminuem o desconforto ao amamentar e aceleram a regeneração da pele, permitindo que as fissuras se fechem em menos tempo.

Além disso, não possuem nenhum efeito colateral, seja na mulher, no bebê ou no leite, por isso estas plantas medicinais podem ser usadas como tratamento natural de rotina, mesmo que as fissuras se curem, a fim de impedir que se abram novamente.

5 remédio caseiro para rachaduras no mamilo

1. Compressa de barbatimão

O barbatimão é um cicatrizante, anti-inflamatório e antibacteriano, que reduz o inchaço da área afetada e ajuda a fechar as fissuras que surgem durante a amamentação. Ainda possui efeito anestésico, porque pode aliviar a dor e ardência minutos antes do início do aleitamento. Confira outros benefícios do barbatimão. 

Ingredientes:

  • 20 g da casca ou de folhas de Barbatimão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: 

Em 1 litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou folhas e deixar ferver em conjunto por 10 minutos. Após deixar mornar, aplicar em algodão ou gaze umedecidos e deixar sobre os seios aproximadamente por 10 minutos.


2. Compressa de calêndula

A compressa do chá calêndula pode ser usada para acelerar a cicatrização das fissuras e aumentar a produção de colágeno, essencial para o fechamento da ferida e para fortalecer a pele, impedindo que se abra novamente. Além de possuir atividade anti inflamatória e antisséptica, que ajudam no alívio do desconforto e das dores. Veja quais os outros benefícios da calêndula. 

Ingredientes:

  • 2 g de flores de  calêndula;
  • 50 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes em um recipiente plástico, tapar e deixar descansar por 15 minutos. Após mornar, umedecer algodão no chá, e deixar sobre as fissuras até a próxima mamada.

3. Óleo de copaíba

O óleo de copaíba também é um dos cicatrizantes naturais que pode ser usado para tratar e prevenir as fissuras mamilares que aparecerem durante a amamentação, além disso, também conta com a propriedade germicida, antitumoral e analgésica. 

Como usar: aplicar uma pequena quantidade de óleo de copaíba no mamilo que contém a fissura e deixar agir por 40 minutos, após este tempo, fazer a higienização e deixar o local seco. 

Pasta de manjericão 

As folhas de manjericão podem evitar possíveis infecções e sangramento na região onde existem ás fissuras, além de proporcionar efeito calmante por gerar a sensação de frescor no local do ferimento. 

Ingredientes: 

  • 50 g de manjericão fresco.

Modo de preparo:

Picar ou amassar as folhas de manjericão até que se transforme em uma pasta úmida. Em seguida, colocar em uma gaze e deixar sobre o mamilo ferido entre um aleitamento e outro

Azeite extra virgem

O azeite extra virgem possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hidratantes que aceleram o processo de cicatrização e evita que novas fissuras apareçam, além de fortalecer a pele do local onde foi aplicado. 

após toda amamentação, aplicar 3 gotas de azeite extra virgem diretamente sobre ambos mamilos, mesmo no que não possui fissura e deixar até a próximas mamada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, seu comentário sera publicado assim que for aprovado. Bjss



@INSTAGRAM